Ir para conteúdo

Lâminas para Plotter de Recorte


Posts Recomendados

  • Administrador

image.png

Quando falamos de lâmina de recorte para Plotter, é muito comum que surjam dúvidas, como: Quais são as lâminas? Qual utilizar? Qual a diferença entre elas?

A angulação da lâmina de recorte é definida pelo material que você deseja utilizar. Portanto, considerando que cada filme é fabricado com matérias-primas diferentes entre si, você tem a disposição três lâminas para plotter de recorte, sendo elas de: 30°, 45° ou 60°.

O Flex Cut, por exemplo, ao qual o seu filme é uma mistura de PVC (policloreto de vinila) PU (poliuretano), o que garante maior elasticidade do material. Tem a lâmina de recorte 45° como a mais recomendada para o corte desse material.

Qual Lâmina de recorte utilizar no meu filme?

Lâmina de 30°

Por possuir o grau de contato menor que as outras lâminas de recorte, ela é utilizada para recortar materiais muito finos.

Utilização:

  • Print Clear;
  • Cut Foil.

Lâmina de 45°

A lâmina de recorte 45° é a intermediária entre as outras, podendo ser utilizada na maioria dos substratos.

Utilização:

  • Super Print;
  • Flex Print;
  • Flex Cut;

Lâmina de 60°

A Lâmina de recorte 60° possui um grau de contato maior que as anteriores, por isso, é utilizada para o recorte de materiais mais espessos/grossos.

Utilização:

  • Patch 3D.

Como utilizar a lâmina de recorte?

Em primeiro lugar, antes de qualquer procedimento que será realizado é necessário fazer o teste da lâmina de recorte escolhida. Cada plotter trabalha de uma determinada maneira, sendo assim, ele pode exigir força menor ou maior, dependendo do material utilizado.

Sendo assim, quando vamos dar início ao serviço de recorte, é necessário determinar quanto de força será aplicada pela lâmina de recorte (em gramas). Bem como, a velocidade que a lâmina irá correr (em milímetros por segundo, mm/s).

Especialista de uma das maiores marcas de tecnologia de impressão e recorte, afirmam que o trabalho de recorte não pode ultrapassar 1 metro linear.

Portanto, para garantir que o trabalho seja uniforme em sua totalidade, se faz necessário fazer testes da força da lâmina a cada 50 cm.

Vida útil da lâmina

Determinar a vida útil de uma lâmina de recorte é praticamente impossível. Isso porque cada trabalho irá desgastar a lâmina de alguma maneira.

A força determinada para cada trabalho influencia no desgaste dela. Bem como, trabalhos menores e grandes também podem desgastar de maneiras diferentes.

Portanto, a maneira mais fácil e eficaz de verificar a vida útil da sua lâmina é através dos testes realizados antes de cada trabalho.

Esse processo de verificação fica ainda mais fácil se você já está habituado com o trabalho em questão que está realizando. Uma vez que, você já estará acostumado com a força/velocidade que será utilizada, o que faz com que consiga perceber se ocorrer alguma mudança no processo. Como, por exemplo, se o material não cortou ou não apresentou a mesma eficiência que das últimas vezes.

Qual o funcionamento da lâmina de recorte?

A lâmina de recorte é como um estilete, mas que corta em todas as direções. Entretanto, se ela tem o corte como o estilete que é em apenas um dos lados, então como ela faz para mudar a direção?

A resposta é bem simples, quando abrimos o suporte da lâmina, podemos notar que ele possui na sua ponta um rolamento pequeno, junto do local onde é encaixado a lâmina. Ele é o responsável por fazer com que ela gire dentro do suporte tendo ajuda da angulação da lâmina.

Assim sendo, a lâmina poderá cortar em qualquer sentido, sem ficar presa a uma única direção.

Referência: FlexFilmes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

A lâmina de recorte para plotter vem em três opções de angulação: 30°, 45° e 60°, cada uma recomendada para diferentes materiais e espessuras. A escolha da lâmina adequada é crucial para garantir cortes precisos. Antes de começar o trabalho, é importante testar a força e a velocidade da lâmina para cada tipo de material. Já trabalhei com essas lâminas antes, ao atender a um pedido de um fortune ox game slot online. A vida útil da lâmina varia dependendo do trabalho e é melhor monitorada através de testes regulares. A lâmina funciona de forma semelhante a um estilete, mas com a capacidade de cortar em todas as direções devido ao seu design e ao rolamento na ponta do suporte.

Editado por NathanielYoung
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossas Regras.