Jump to content
  • 0

Impressão modo rascunho


Valquilene Lopes da Silva
 Share

Question

1 answer to this question

Recommended Posts

  • 0
  • Free Account

     Olá, Valquilene.

     Esse assunto é sempre polêmico e confuso, pois o pessoal não consegue explicar muito bem, então vou tentar lhe explicar:

     A impressão em modo rascunho, como o próprio nome já diz, é rascunho, ou seja, segundo o dicionário é uma minuta, esboço, primeiro trabalho em que se fazem
as correções necessárias antes de dar-lhe a forma definitiva. Exemplificando melhor é algo com baixa qualidade, apenas para referência e correção, e que posteriormente será descartado/reciclado/arquivado.

     As impressoras possuem esta função pois elas podem sim imprimir em modo rascunho, porém com as definições impostas: velocidade rápida e qualidade baixa. Os usuários podem utilizar essa opção tranquilamente se aceitarem esse resultado oferecido. Veja o que é informado pelo fabricante sobre as qualidade de impressão:

  • Rascunho: impressão com qualidade de impressão reduzida.
  • Texto: impressão de documentos de texto com qualidade de texto superior.
  • Texto e imagem (Padrão): documentos de texto e imagem com qualidade superior.
  • Foto (Alta Qualidade): impressão de documentos de textos, gráficos e fotos com alta qualidade.
  • Foto de Alta Qualidade (Mais configurações): indicada para fotos, utiliza a maior qualidade possível do equipamento, e nos modelos mais atuais abre uma janela que permite a escolha entre níveis de velocidade e qualidade.

     Olhando assim, o rascunho parece ser uma maravilha para quem deseja economia e velocidade, e não quer qualidade, porém algo que não fica aparente para o usuário é o desgaste do equipamento, pois se ele trabalha mais rápido e consequentemente as peças vão se desgastar mais rápido. Se for uma ou duas páginas tudo bem, não chega a ser muito ruim, mas quando são várias impressões o equipamento trabalha constantemente em alta velocidade e o carro de impressão (a parte das buchas no eixo ou plástico/nylon no aço) vai aquecer e desgastar precocemente, e além disso que com a velocidade rápida pode não sair a tinta corretamente em alguns dos jatos e gerar falhas na impressão, até por isso a qualidade reduzida imposta pelo fabricante, pois só passa uma vez o cabeçote na parte impressa. Algo que não ocorre em outra qualidade maior, pois será "mascarado" pelas várias passadas que o cabeçote faz praticamente no mesmo lugar, algo que vamos em breve explicar em um novo vídeo.

     Enfim, comparando os equipamentos fabricados recentemente com os de antigamente podemos ver que estão cada vez mais rápidos e com maior qualidade, além da tinta que baixou seu preço comparando com os cartuchos que logo logo estarão extintos. Eu como técnico e consumidor não vejo motivos para utilizar o modo rascunho, sempre recomendo a qualidade normal/padrão ou melhor/foto. Espero ter ajudado a esclarecer um pouco, até mais!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share



×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Policies.