Ir para conteúdo

Qualidade de Impressão! Qual eu escolho? Como devo imprimir?


Posts Recomendados

  • Administrador

Esse assunto de qualidade de impressão é as vezes um pouco confuso, e eu quero nesse post ajudar você a entender como funciona e tirar essa confusão da sua cabeça.

Primeiro vamos identificar as qualidades de impressão, em algumas impressoras são definidas como: RASCUNHO, NORMAL e ÓTIMA, em outras como PROVA, NORMAL e ALTO, ou seja, o nome da qualidade varia conforme cada modelo e marca de impressora, e para poder identificar qual tem na sua impressora é só ir nas Preferências de Impressão e clicar na seleção de Qualidade, como mostra nas fotos abaixo alguns exemplos:

image.png      image.png      image.png

Se para você não está aparecendo as opções de Qualidade/Resolução, então os Drivers da sua impressora provavelmente não estão instalados corretamente, verifique isso primeiro.

Agora que já sabe quais as qualidades que tem na sua impressora fica fácil para eu lhe explicar, vamos lá, a qualidade de impressão em modo rascunho, como o próprio nome já diz, é um rascunho, em alguns modelos aparece como prova, ou seja, segundo o dicionário é uma minuta, esboço, primeiro trabalho em que se fazem as correções necessárias antes de dar-lhe a forma definitiva. Exemplificando melhor é algo com baixa qualidade, apenas para referência e correção, e que posteriormente será descartado/reciclado/arquivado.

As impressoras possuem esta função pois elas podem sim imprimir em modo rascunho, porém com as definições impostas: velocidade rápida e qualidade baixa. Nós da Sulink não recomendamos, pois não faz sentido para quem utiliza Bulk Ink ou Tanque de Tinta, no nosso ponto de vista fazia sentido quando o usuário utilizava cartuchos originais, que é outra polêmica visto os preços altos comparados as tintas a granel. Os usuários podem utilizar essa opção tranquilamente se aceitarem esse resultado oferecido. Veja o que é informado pelo fabricante sobre as qualidade de impressão:
 

Rascunho: impressão com qualidade de impressão reduzida.
Texto: impressão de documentos de texto com qualidade de texto superior.
Texto e imagem (Padrão): documentos de texto e imagem com qualidade superior.
Foto (Alta Qualidade): impressão de documentos de textos, gráficos e fotos com alta qualidade.
Foto de Alta Qualidade (Mais configurações): indicada para fotos, utiliza a maior qualidade possível do equipamento, e nos modelos mais atuais abre uma janela que permite a escolha entre níveis de velocidade e qualidade.

Olhando assim, o rascunho parece ser uma maravilha para quem deseja economia e velocidade, e não quer qualidade, porém algo que não fica aparente para o usuário é o desgaste do equipamento, pois se ele trabalha mais rápido consequentemente as peças vão se desgastar mais rápido. Se for uma ou duas páginas tudo bem, não chega a ser muito ruim, mas quando são várias impressões o equipamento trabalha constantemente em alta velocidade e o carro de impressão (a parte das buchas no eixo ou plástico/nylon no aço) vão aquecer e desgastar precocemente, e além disso que com a velocidade rápida pode não sair a tinta corretamente em alguns dos jatos e gerar falhas na impressão, até por isso a qualidade reduzida imposta pelo fabricante, pois só passa uma vez o cabeçote na parte impressa. Algo que não ocorre em outra qualidade maior, pois será "mascarado" pelas várias passadas que o cabeçote faz praticamente no mesmo lugar, algo que vamos em breve explicar em um novo vídeo.
 

Enfim, comparando os equipamentos fabricados recentemente com os de antigamente podemos ver que estão cada vez mais rápidos e com maior qualidade, além da tinta que baixou seu preço comparando com os cartuchos que logo logo estarão extintos. Eu como técnico e consumidor não vejo motivos para utilizar o modo rascunho, sempre recomendo a qualidade normal/padrão ou melhor/foto.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco, até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossas Regras.